Crescimento sustentável: O segredo do sucesso para empresas

Muitas pessoas ou mesmo empresas geralmente almejam um crescimento muito rápido, com poucos anos ou as vezes até com menos de um ano de atuação já querem estar entre as primeiras empresas de sua área ou almejam logo de inicio de carreira chegar num cargo de diretor ou altos cargos. De fato é possível, porém em muitos casos os riscos são demasiadamente altos.

 Diz o ditado, “Quanto maior o tamanho, maior a queda” e esta frase é bem verdade. Durante os anos em que atuo na área de Design, propaganda e marketing, conheci muitos empresários, desde de micro empresários até donos e diretores de grandes empresas, inclusive multi nacionais e alguns deles conseguiram crescer bastante, cresceram muito rápido, ganharam muito dinheiro em pouco tempo e alguns deles conseguiram grandes feitos e estão bem no mercado até hoje, porém outros não conseguiram a mesma proeza e da mesma forma que cresceram muito rápido também caíram muito rápido a ponto de terem grandes perdas financeiras chegando até mesmo à falência.

O que define o sucesso de algumas empresas e a queda de outras nessas situações onde o crescimento é muito rápido, podemos dizer que tem a ver com o que chamo de crescimento sustentável. Quando uma empresa cresce muito rápido é necessário que quem esteja tomando a frente da empresa tenha um Know How muito grande de todos os processos da empresa, do seu produto, da dinâmica do mercado, de seus clientes, da economia entre outros fatores. Quando o crescimento a tendência natural é haver muitas mudanças e com elas por não estar preparada, começam a aparecer  inúmeros problemas que não sabiam que teriam ou que ainda não tinham estrutura para lidar, e estes tipos de problemas acontecem em todo tipo de empresa e é muito mais comum do que se imagina.

A própria decisão de se abrir uma empresa não é fácil  além dos altos investimentos e custos, tem muitas outras variáveis  como o fato de conhecer pouco o mercado, de não ser conhecido pelo público e de não conhecer aquelas “manhas” que você só as conhece quando a empresa já está atuando na área. Desta forma, antes de se abrir uma empresa, conhecer o melhor possível a área que vai atuar tem uma importância decisiva para o sucesso.

Conhecer a área é muito mais do que conhecer processos internos, como funciona os equipamentos e quais são as características do produto e como ele funciona, conhecer a bem a área de atuação é também conhecer bem o seu público, o que ele gosta, porque e como ele compra, quais são as variáveis de decisão e influências que podem afetar tanto o negócio em sí como no poder de compra do cliente e outros. Assim muitos pensam que basta ter muito dinheiro para investir numa empresa para ela crescer e se destacar no mercado, mas não é bem assim, ter bons investimentos ajuda muito, mas não é o suficiente, além de conhecer bem todos os itens acima entra um outro fator decisivo que se chama ” Pessoas”.

Ter uma equipe bem treinada, afinada e alinhada com todos as diretrizes da empresa essencial mas é algo que leva tempo e como sabemos, empresas não são feitas por maquinas e sim por pessoas, assim imaginemos a seguinte situação:

Você acaba de abrir uma empresa e atende um determinado tipo de cliente e então surge uma grande oportunidade, digamos que consiga fechar um acordo com um grande cliente, mas que para conseguir atende-lo seria necessário ter uma equipe muito grande para atender um cliente deste porte. A principio a solução parece fácil  contratar mais pessoas, mas não é tão simples assim, mesmo com bastante dinheiro para investir, vai demorar algum tempo para treinar esse novo pessoal, como a empresa ainda não está pronta para atender clientes dessa magnitude, muitos pequenos problemas vão aparecer, os antigos processos podem não mais funcionar, a qualidade do produto pode variar, e isso pode virar um grande caos e com isso até perder o cliente.

Com tamanhos problemas muita coisa pode acontecer, no caso empresas B2B, este crescimento meteórico significa também que são poucos clientes que estão mantendo uma empresa, logo perder um destes clientes pode significar a falência da empresa, no caso do varejo, digamos que comece a ampliar muito o número de unidades da empresa, chega uma hora que pode não mais conseguir administrar as unidades com eficiência e ter consequências como ter um mal atendimento, produtos e serviços de baixa qualidade e com isso a marca pode ficar queimada no mercado.

Ainda que uma empresa seja grande ou mesmo uma multi nacional não quer dizer que necessariamente ela esteja preparada para os desafios que ela enfrenta, na verdade quanto maior a empresa a proporção de custos para ajustar problemas na estrutura da empresa é infinitamente maior do que nas pequenas e médias empresas e muito mais difícil de se resolver.

Então para garantir que uma empresa cresça de forma estruturada, independente de se ter muito ou pouco investimento, o segredo é fazer com que ela cresça de forma sustentável, ou seja, que ela cresça de acordo com a sua capacidade, evoluindo sempre de grau em grau, onde os donos ou diretores conheçam cada processo da empresa e além de conhecer que tenham vivência na área, para assim sempre conseguir instruir as pessoas que trabalham com ele a trabalharem de forma eficiente  produtiva e integrada, além é claro de ficar sempre atentos a tudo que acontece tanto dentro quanto fora da empresa para que ela cresça sempre de forma contínua e ascendente, mesmo que de pouco em pouco, ou seja, é melhor um crescimento lento sustentável do que um crescimento rápido desordenado.

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Leonardo Cherulli é formado em Publicidade e Propaganda e tem Pós Graduação em Master em Marketing pela ESPM de São Paulo, especialista na área de comportamento do consumidor e com vários anos trabalha com Criação, Design, Marketing e se destaca hoje pelo seu trabalho em Design Estratégico e atende clientes de todo o Brasil.

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Leonardo Cherulli
leonardocherulli@gmail.com
(34)9992-8517

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