Artigo – Comportamento do consumidor: Serviços ou Produtos? o que o cliente valoriza mais e o porque.

Quando falamos de comportamento do consumidor, é muito interessante observar as diferenças entre o que as pessoas valorizam mais, produtos ou serviços? Atuo na área de serviços a um bom tempo e atendo clientes de várias cidades do país que tem modelos de negócio voltado tanto para produtos quanto para serviços, assim é nítida a diferença entre alguns clientes para outros dado a região em que moram. Clientes de cidades do interior tem uma grande tendência a valorizar muito produtos e muito pouco serviços enquanto que clientes das cidades metropolitanas tende a ser o inverso. Fiquei curioso a este respeito e resolvi pesquisar para entender melhor o porque isto acontecia e cheguei a alguns resultados interessantes.

Em cidades interioranas muitas pessoas conhecem umas as outras, logo quase toda a cidade conhece todos ou grande parte da mesma, logo é muito comum as pessoas quererem “aparecer” mais para as outras para demonstrar seu status para a sociedade, não que isso também não aconteça nas metrópoles, a diferença é que nas cidades do interior as pessoas não valorizam os serviços pois acreditam que é algo que não vai trazer resultados palpáveis e tangíveis para elas uma vez que a sua noção de valor está mais voltada para o outro do que para si mesmo.

Nas cidade metropolitanas, a correria do dia-a-dia, a concorrência feroz, a falta de tempo e principalmente o fato de se conhecer poucas pessoas da cidade,muda um pouco esta percepção de valor das pessoas, o status é um pouco diferente uma vez que mesmo tendo muito o que mostrar eles conseguem usufruir muito pouco do que tem, seja pelo tempo ou pelo estilo de vida, assim sua atenção maior acaba sendo mais voltada para sí do que para o outro, os serviços que fazem a pessoa ganhar, ou melhor, não perder tempo são valiosíssimos, optam cada vez mais por coisas mais práticas e que principalmente que os deixem melhor consigo mesmo, da mesma forma, isto também acontece em cidades menores do interior, porém numa dimensão muito menor.

Sendo assim, conhecer este comportamento é imprescindível para que determinadas empresas consigam adaptar seus negócios e sua forma de lidar com o cliente para assim melhor atende-los, se tem um modelos de negócio voltado para produtos numa grande metrópole, é necessário levar em conta todo um agregado de serviços junto com o produto de forma a deixar a vida de seus clientes cada vez mais práticas e funcionais, se for serviços, sempre destacar pela personalização no atendimento, na rapidez, na agilidade e na praticidade que o serviço terá para o cliente. Se a empresa já estiver localizada numa cidade do interior e tiver um modelo de negócios voltada para serviços, estes devem ter como seu principal diferencial o quanto seu serviço terá impacto para a imagem do cliente, praticidade, agilidade e rapidez também são fundamentais mas a imagem ainda terá um peso maior, tanto que a maior propaganda nestas regiões são as indicações que são feitas geralmente pessoalmente, logo o poder de uma indicação acaba sendo muito mais forte do que a competência em sí, a diferença é que tendo competência o cliente jamais abandonará a empresa, o que se não tiver, vai estar sempre procurando por novas indicações, e se a sua empresa tem um modelo de negócio voltado para produtos, nas cidades interioranas é importante também levar em conta a imagem que aquele produto vai repercutir para o cliente, assim como para os serviços, é interessante que os produtos também sejam práticos e que ajude no dia-a-dia, porém a imagem e o status é mais valorizado do que o serviço, pois este é tangível, palpável e que todo mundo pode ver, principalmente bens duráveis como, carros, casa, eletro domésticos, eletrônicos e também bens de consumo rápido como, produtos de higiene, doces, bebidas e afins.

Por: Leonardo Cherulli
É Publicitário e tem pós graduação em Master em Marketing pela ESPM de SP e está se especializando na área de comportamento do consumidor, atua hoje como Personal Designer e aplica seus conhecimentos nos trabalhos realizados para seus clientes.

leonardocherulli@gmail.com
www.leonardocherulli.com

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