Um vídeo que todo cliente deveria ver (Legendado)

Hoje vou mostrar algo diferente, eu estava navegando no blog Barril de Idéias que foi criado pelo Gustavo, que já trabalhou comigo na DIFERi, e ele postou este vídeo que mostra muito bem uma situação que quem trabalha nessa área com certeza já passou um dia. Muitas vezes a gente se depara com um cliente que não tem o mínimo de respeito pelo profissional de propaganda. Ele se acha o criativo, o direto de arte, o redator, o diretor de criação. Já ouvi até a frase de que ele não tinha que passar briefing porque assim ele (cliente) estaria dando um caminho e na verdade ele estava pagando uma agência pra isso. Com certeza a gente tem a missão de achar soluções criativas para os problemas do cliente, mas a gente precisa saber qual é esse problema. E ai entra o briefing.

Eu particularmente, os clientes que atendo hoje nunca tive este problema ao menos não de forma tão drástica, mas quando trabalhava em agência, já passei por algumas situações onde um cliente já conseguiu deixar todos os setores da agência loucos… não gosto nem de lembrar… mas infelizmente é uma situação que acontece constantemente, pois é verdade que o cliente, por ser o dono do negócio, muitas vezes conhece bem o cliente dele, ou na maioria “acha” que conhece, e começa a dar tantos palpites que acaba perdendo totalmente o foco da mensagem que a propaganda tem que passar. E segundo o Gustavo, num curso de férias da ESPM que ele foi, esta é uma realidade que acontece com muitos publicitários em todo o país e não só com pequenos clientes, mas também com os grandes clientes, inclusive nas grandes agências.

A Questão é que o cliente não sabe exatamente o que quer e logo quer colocar a logo gigante, cores mirabolantes, opinião de 3º, 4º 5º e assim em diante. Acho que na verdade falta é todo mundo entender que estamos ali como profissionais e é inevitável não fazer a velha comparação com o médico. Quando um médico receita um remédio você não diz pra ele receitar outro porque acha a cor do outro mais bonitinha e o gosto mais interessante. Você aceita e toma porque quer se curar rápido.

De qualquer forma espero que gostem do vídeo. Um grande abraço a todos

Compartilhe com seus amigos:

Share this post



Deixe uma resposta